Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Mineração em grande escala, busca,análise, extração, e processo de refina

 Mais uma contribuição do Mestre Glademir Radietesista do Orkut

Antes de entender os diferentes contratos de ouro negociados na BM&F, é importante ter claro o conceito de ouro enquanto ativo financeiro.
Após extraído das minas, o ouro é entregue a uma fundidora, responsável pelo processo de refino e produção das barras. Estas barras são lacradas e postas em invólucro, e só então ganham um código e uma certificação de garantia.
Finalizado este processo, as barras certificadas são entregues a uma instituição financeira - fiel depositária - que passa a ser responsável pela custódia do ouro. Esta instituição pode emitir certificados de garantia, que nada mais são do que papéis que garantem a seu proprietário o direito ao ouro representado pelo certificado. Estes certificados de garantia, negociados na Bolsa de Mercadorias e Futuros, representam o ouro enquanto ativo financeiro.
O caminho inverso também pode ser feito. Um investidor pode comprar certificados de garantia e querer retirá-lo da instituição custodiante. Neste processo, a commodity perde seu lacre e deixa de ser um ativo financeiro, passando à forma de um produto físico como qualquer outro. Contudo, feito este processo, para o ouro novamente retornar a ser ativo financeiro é necessário voltar à ponta deste ciclo, ou seja, a fundidora, e o investidor deve arcar com todo o custo de refino, fundição e certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário