Páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Envenenamento por chumbo mata mais 400 crianças na Nigéria - SE LIGA AÍ GALERA !!! OURO DE SANGUE NÃOO !!!

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/03/07/envenenamento-por-chumbo-mata-mais-400-criancas-na-nigeria.jhtm



Tamanho da letra
Compartilhe




Imprimir
Comunicar erro
07/03/2011 - 16h50

Envenenamento por chumbo mata mais 400 crianças na Nigéria

ABUJA (Reuters) - O envenenamento por chumbo provocado pelo garimpo ilegal de ouro matou mais 400 crianças no norte da Nigéria desde novembro, disseram autoridades na segunda-feira.
Os novos dados sugerem que o número de vítimas fatais por causa desse problema no Estado de Zamfara (norte) está crescendo, depois de a ONU alertar que a contaminação por chumbo na região já havia matado pelo menos 400 crianças de março e outubro do ano passado.
A atração do garimpo é tamanha que agricultores empobrecidos costumam escavar a rocha com as próprias mãos, mas o minério retirado em torno das suas aldeias contém elevadas concentrações de chumbo, contaminando o ar, o solo e a água.
O excesso de chumbo causa danos irreparáveis para os sistemas nervoso e reprodutivo e para os rins. É especialmente nocivo em crianças pequenas e mulheres grávidas e lactantes, que passam o metal para os fetos ou para seus bebês.
"O organismo imaturo das crianças expostas a solos e ferramentas contaminados tende a absorver rapidamente o chumbo associado, e nesse processo as envenenam, levando a convulsões, paralisia e até morte", disse Muhammad Sani-Sidi, diretor-geral da Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências, em nota divulgada na segunda-feira.
Um relatório da ONU feito neste ano com base em uma missão conjunta de avaliação disse que níveis elevados de poluição por chumbo foram encontrados no solo, e que os níveis de mercúrio no ar estavam quase 500 vezes acima do limite aceitável em algumas aldeias de Zamfara.
O relatório disse que muitas crianças menores de 5 anos e vários adultos apresentaram exames com "níveis extremamente altos de chumbo no sangue", e que pelo menos uma amostra de água potável tinha uma presença de chumbo cerca de dez vezes superior ao limite recomendado pela ONU.
Tamanho da letra
Compartilhe




Imprimir
Comunicar erro

Nenhum comentário:

Postar um comentário