Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Belo Monte abre caminho para garimpo bilionário no Rio Xingu :


http://terramagazine.terra.com.br/blogdaamazonia/blog/2012/09/18/belo-monte-abre-caminho-para-garimpo-bilionario-no-rio-xingu/?fb_action_ids=300000013494199&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582


                                                                             



A hidrelétrica de Belo Monte vai abrir caminho para um grande projeto de exploração de ouro na Volta Grande do Rio Xingu, o trecho que será mais impactado pela obra, com a perda de até 80% de sua vazão. A companhia Belo Sun Mining Corporation, com sede no Canadá, apresenta o empreendimento como o “maior projeto de ouro em desenvolvimento no Brasil”.
A previsão é de um investimento total de pouco mais de US$ 1 bilhão e de que, em 11 anos de operação, deverão ser produzidas 51,2 toneladas de ouro, uma média de 4,6 toneladas de ouro por ano.
O Ministério Público Federal (MPF) em Altamira (PA) já começou a investigar o projeto Belo Sun Mining, que está sendo licenciado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (Sema).
O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto, no entanto, não leva em consideração a barragem e por isso não avalia os impactos cumulativos que um empreendimento desse porte poderá causar numa região sob severo dano ambiental.
A hidrelétrica só é mencionada na parte sobre fornecimento de energia, mas na verdade a mudança na vazão e no curso do rio vai viabilizar a implantação da mina pela Belo Sun Mining Corporation.
A procuradora da República Thais Santi questiona a realização de um empreendimento desse porte em uma área já fragilizada com a instalação da usina de Belo Monte, justamente a região que é afetada pelo desvio da vazão do Xingu para alimentar as turbinas da hidrelétrica.
O MPF questiona a ausência de informações sobre impactos aos indígenas na Volta Grande. Não há estudos e a Fundação Nacional do Índio (Funai) sequer foi consultada para o licenciamento.
O MPF solicitou ao Departamento Nacional de Produção Mineral informações sobre as licenças de exploração que a empresa Belo Sun Mining Corporation tenha na região do Xingu. De acordo com o site da empresa, trata-se de um empreendimento com sede no Canadá e “portfolio” no Brasil.
- Belo Sun Mining está pesquisando ouro ao longo dos cinturões mais ricos em minério no norte do Brasil, uma região com vasta riqueza mineral e uma indústria mineradora vibrante e moderna. O Brasil tem uma indústria de mineração de importância mundial com um potencial de exploração considerável. O Brasil também tem clima político favorável, com um código de mineração recentemente modernizado e, apesar destas condições geológicas, permanece largamente inexplorado – diz o site da empresa na internet.
A companhia informa que detém os direitos de pesquisa e lavra em uma área de 1.305 quilômetros quadrados que é conhecida pela mineração artesanal. É uma das preocupações do MPF, já que, de acordo com os moradores das ilhas da Volta Grande do Xingu, eles ainda detém os direitos de lavra na região.

COMENTÁRIOS
177   Comentários
 
MOSTRAR:
 

marcos szuecs

24/06/2014, 13h18
A BELO SUN E AORE ESTÃO JUNTAS???PQ AORE TÁ SUBINDO DIRETO, TEM COISA AI???
0 up 0 down
 

Antonio Alves da Cunha

07/05/2014, 18h32
Acho que o Brasil tem mais é que explorar suas riquezas, não interessa se é por uma estatal, ou por uma outra empresa, que seja Brasileira ou estrangeira, o que nos interessa é o desenvolvimento do pais, agora tem que distribuir renda, amparar os ribeirinho, os indígenas, dando melhor condições de vida, como saúde, educação, segurança, e oportunidade de trabalho para que eles possam se manterem com dignidade, não dando aos indígenas carros caros para eles saírem por ai fazendo farra, isso sim é errado, e se deixar as riquezas la por conta deles, eles vão negociar clandestinamente como nos sabemos da farra do mogno pelos os indígenas de Redenção Pa. Isso é fato. Portanto eu sou favorável que o Governo Brasileiro libere logo a extração de Volta Grande, para a empresa Canadense explorar, não pra fazer como foi em Serra Pelada, deram o cano nos garimpeiros, uma vergonha seu Edson Lobão, cadê o dinheiro dos garimpeiros de Serra Pelada? a maioria seus conterrâneos maranhenses.
0 up 0 down
 

Regiane Bérard

08/08/2013, 09h52
Vivo na Suica ,sou brasileira ,nao vamos deixar os gringos roubarem o que e nooossssssssssso.acordem nao deixem eles roubarem nossas riqueas
7 up 2 down
 

Ie Costa Souza

05/08/2013, 12h07
Rodrigo Vianna Rodrigues concordo Rodrigo Vianna Rodrigues Taih uma coisa que EU concordo totalmente! OURO no Brasil deveria ser tratado como o petroleo!!! So poderias ser explorado por uma estatal nacional! Aaah... Nossa isso era o que acontecia antes neh!! Alguem se lembra que a privatização da VALE foi feita a pouco mais de 15 anos????? Perdemos nosso ouro naquela data!! PODEMOS ter de volta!!! basta a sociedade organizada cobrar a reestatização da VALE!!! Será que a Dilma teria essa coragem e esse espirito patriota???
4 up 2 down
 

Marcos Szuecs

01/08/2013, 17h15
Parabéns mesmo, morei na região e sei como é rica em recursos naturais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário