Localização das peças as peças que interessam
Como separar as peças de celular que contém ouro
Usando ácidos :
" Galera todo cuidado é pouco,procurem a orientação de um amigo químicoe sempre, sempre com material de proteção : óculos luvas. máscaras , local arejado, etc... '
Água-régia: Mistura de ácido nítrico (HNO3) e ácido clorídrico (HCl), na proporção de 1:3, em volume. Descoberta pelo alquimista árabe Jabir (Geber) ibn Hayyan (±721-815), teve um papel importante no desenvolvimento dos estudos alquímicos, por ser a única substância capaz de dissolver o ouro. A platina também é dissolvida pela água-régia, a quente, mas na época de Jabir este metal ainda não era conhecido.
O nome desta mistura vem do fato de dissolver substâncias consideradas nobres: do latim "aqua-regia", significando água real.
Apesar da mistura de HNO3 e HCl, na proporção de 1:3, dissolver o ouro, nenhum dos dois ácidos em separado pode dissolvê-lo totalmente. O ácido nítrico consegue dissolver uma quantidade indetectável de ouro, produzindo íons Au3+. Estes, em contato com os íos Cl-, produzem ânions AuCl4-, abrindo espaço para que o ácido nítrico dissolva mais uma pequena quantidade de ouro. Desta forma, havendo água régia suficiente, a reação continua até a dissolução total do ouro, que é transformado em ácido auroclorídrico.
Au + 3NO3 - + 6H+ → Au3+ + 3NO2 + 3H2O
Au3+ + 4Cl- + H+ → HAuCl4
Usos
Devido sua capacidade de dissolver praticamente quase todos os metais, principalmente quando aquecida, e também pelo fato de ser uma mistura de fácil obtenção, a água régia tem uso muito difundido em processos industriais e laboratoriais, como em aberturas (solubilização) de amostras, ou na extração de metais de uma amostra, para posterior análise química e determinação de seus teores.
É muito usada, também, para testes expeditos onde se faz necessário identificar e avaliar ligas com metais nobres (ouro, platina e prata), como é o caso das agências de penhor da CEF® (Caixa Econômica Federal®).
Decomposição e validade
A mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico produz uma reação química, que resulta nos compostos voláteis, cloreto de nitrosila e cloro nascente, que se desprendem como vapores e são responsáveis pela mudança da água régia de incolor para um castanho claro amarelado.
HNO3 (aq) + 3HCl (aq) → NOCl (g) + Cl2 (g) + 2 H2O
Parte do cloreto de nitrosila se decompõe em óxido nítrico (NO) e cloro (Cl2).
2 NOCl (g) → 2 NO (g) + Cl2 (g)
Os vapores exalados pela água régia, são constituídos por uma mistura em equilíbrio de cloreto de nitrosila, cloro e óxido nítrico. À medida que estes vapores vão se perdendo para a atmosfera, o poder reagente da água régia vai perdendo sua validade.
Estes compostos são muito agressivos e oxidantes, por isto aconselha-se que pequena quantidade de água-régia seja produzida de cada vez, e que a mesma seja guardada bem lacrada e usada em ambiente bem ventilado, de preferência em capela de exaustão de gases tóxicos.
A agressividade destes compostos, somada à do óxido nítrico (NO2), produzido pela reação da água régia com as ligas metálicas, pode muito bem ser avaliada pela corrosão provocada nos móveis e instrumentos dos que trabalham com estes ácidos em ambiente não adequado.