Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

COMO RETIRAR OURO DE CELULARES- HOW TO GET GOLD OUT OF A CELL PHONE





 
 Localização das peças as peças que interessam



 
Como separar as peças de celular que contém ouro




                                           Usando ácidos :

                                 " Galera todo cuidado é pouco,procurem a orientação de um amigo químicoe sempre, sempre com material de proteção : óculos luvas. máscaras , local arejado, etc... ' 

Água-régia: Mistura de ácido nítrico (HNO3) e ácido clorídrico (HCl), na proporção de 1:3, em volume. Descoberta pelo alquimista árabe Jabir (Geber) ibn Hayyan (±721-815), teve um papel importante no desenvolvimento dos estudos alquímicos, por ser a única substância capaz de dissolver o ouro. A platina também é dissolvida pela água-régia, a quente, mas na época de Jabir este metal ainda não era conhecido.

O nome desta mistura vem do fato de dissolver substâncias consideradas nobres: do latim "aqua-regia", significando água real.

Apesar da mistura de HNO3 e HCl, na proporção de 1:3, dissolver o ouro, nenhum dos dois ácidos em separado pode dissolvê-lo totalmente. O ácido nítrico consegue dissolver uma quantidade indetectável de ouro, produzindo íons Au3+. Estes, em contato com os íos Cl-, produzem ânions AuCl4-, abrindo espaço para que o ácido nítrico dissolva mais uma pequena quantidade de ouro. Desta forma, havendo água régia suficiente, a reação continua até a dissolução total do ouro, que é transformado em ácido auroclorídrico.

Au + 3NO3 - + 6H+ → Au3+ + 3NO2 + 3H2O
Au3+ + 4Cl- + H+ → HAuCl4
Usos

Devido sua capacidade de dissolver praticamente quase todos os metais, principalmente quando aquecida, e também pelo fato de ser uma mistura de fácil obtenção, a água régia tem uso muito difundido em processos industriais e laboratoriais, como em aberturas (solubilização) de amostras, ou na extração de metais de uma amostra, para posterior análise química e determinação de seus teores.

É muito usada, também, para testes expeditos onde se faz necessário identificar e avaliar ligas com metais nobres (ouro, platina e prata), como é o caso das agências de penhor da CEF® (Caixa Econômica Federal®).


Decomposição e validade

A mistura de ácido nítrico e ácido clorídrico produz uma reação química, que resulta nos compostos voláteis, cloreto de nitrosila e cloro nascente, que se desprendem como vapores e são responsáveis pela mudança da água régia de incolor para um castanho claro amarelado.

HNO3 (aq) + 3HCl (aq) → NOCl (g) + Cl2 (g) + 2 H2O

Parte do cloreto de nitrosila se decompõe em óxido nítrico (NO) e cloro (Cl2).

2 NOCl (g) → 2 NO (g) + Cl2 (g)

Os vapores exalados pela água régia, são constituídos por uma mistura em equilíbrio de cloreto de nitrosila, cloro e óxido nítrico. À medida que estes vapores vão se perdendo para a atmosfera, o poder reagente da água régia vai perdendo sua validade.

Estes compostos são muito agressivos e oxidantes, por isto aconselha-se que pequena quantidade de água-régia seja produzida de cada vez, e que a mesma seja guardada bem lacrada e usada em ambiente bem ventilado, de preferência em capela de exaustão de gases tóxicos.

A agressividade destes compostos, somada à do óxido nítrico (NO2), produzido pela reação da água régia com as ligas metálicas, pode muito bem ser avaliada pela corrosão provocada nos móveis e instrumentos dos que trabalham com estes ácidos em ambiente não adequado.

6 comentários:

  1. O aquecimento em banho maria retiraria o plástico do ouro? Poderia me mandar a resposta para fabianoturk182@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala irmão Fabiano blz ? Sua idéia pode até funcionar , vou testar; Mas para purificar o ouro acredito que seja pelos processos postados ,mas sua idéia foi legal , vamos testá-la
      Muito obrigado pela contribuição , estamos sempre às ordens
      Grande abraço
      Fiquem com " DEUS "

      Excluir
  2. Se eu quiser usar só o ácido clorídrico, com as aparas das placas que tem ouro, seria o bastante ou tenho que utilizar a água régia antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, eu ainda não comecei, pois estou juntando uma quantidade razoavel para que possa valer a pena comprar os materiais necessários ; Mas pelo que eu entendi a princípio, usamos o clorídrico para tirar a prata e depois o nítrico para separar o ouro ; Agora irmão preste muita atenção aos cuidados a serem tomados ( A COISA É SÉRIA : TEM QUE USAR O VIDRO BECKER, POIS DO CONTRÁRIO PODE ATÉ EXPLODIR E VOAREM ESTILHAÇOS DE VIDRO , POR ISSO UM AVENTAL PRÓPRIO , OS ÓCULOS , E LUVAS DE PROTEÇÃO, FAZER EM LOCAL BEM AREJADO , USAR MASCARAS ( JAMAIS INALAR OS GASES ); qUANTO AO PROCEDIMENTO , SIGA AS INSTRUÇÕES QUE POSTEI
      Ainda não comecei a fazer , por isso não posso afiançar o precedimento e os perigos, vamos trocando informações e aprendendo juntos , mas mais uma vez digo " MUITYO CUIDADO "; EXCELENTE SORTE , MUITA SAÚDE E SUCESSO
      GRANDE ABRAÇO FIQUE COM " DEUS '

      Excluir
  3. Qual a quantidade de placas seria necessária para se extrair 1g de ouro? é possível calcular?

    att.

    ResponderExcluir