Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

SATÉLITES E SUAS UTILIDADES NA PROSPECÇÃO



        PARA FAZER CONSULTAS :      www.cbers.inpe.br


Brasil e da China assinaram em 06 de Julho de 1988 um acordo de parceria envolvendo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) para o desenvolvimento de um programa de construção de dois satélites avançados de sensoriamento remoto, denominado Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite, Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres).



                            Essa é a idéia, irmãos uni-vos !!!

                             PROFISSÃO FUTURO TECNÓLOGO EM GEOPROCESSAMENTO



O que é e como funciona o sensoriamento remoto




                                      " MUITO LEGAL PARA COLETAR INFORMAÇÕES "


                                         Vídeo bem legal , mas não fala das reservas minerais                              




 
                                              Processo de imageamento do sensor MODIS




Introdução ao Geoprocessamento




Inúmeras aplicações e perspectivas para futuro muito próximo




INPE: História e atuação 




INPE : Maior distribuidor para o público( em seu site ), de imagens de satélites ( 340 mil ), do mundo











ORBISAT : Empresa de mapeamento por sensoriamento remoto, com inúmeara atuações e aplicações , além de produzir seus próprios aparelhos

 

 

 

TENHO QUE ACHAR O VÍDEO , MAIS INTERESSANTE SOBRE PROSPECÇÃO MINERAL ATRAVÉS DE SENSORIAMENTO REMOTO VIA SATÉLITE COM ESPECTROMETRO DE MASSA , QUE JÁ ESTÁ SENDO IMPLANTADO NA UNICAMP 







 GEOPROCESSAMENTO





                                                     ESPIONAGEM


Como obter imagens de satélite – LANDSAT ?
Postado por Leonardo Sousa dos Santos


O uso de imagens multiespectrais registradas por satélites tais como, Landsat, SPOT ou similares, têm-se mostrado como uma valiosa técnica para a extração dos dados destinados às várias aplicações de pesquisa de recursos naturais.

A obtenção das informações espectrais registradas pelos sistemas nas diferentes partes do espectro eletromagnético, visando a identificação e discriminação dos alvos de interesse, depende principalmente da qualidade da representação dos dados contidos nas imagens.

O sistema LANDSAT compõe-se até o momento de 5 satélites, que foram desenvolvidos pela NASA (National Aeronautics and Space Administration, recebendo

inicialmente o nome de Earth Resouces Technology Satellite-1 (ERST-1), que passou a ser chamado de LANDSAT em janeiro de 1975.

O Landsat 1 e 2 carregaram a bordo dois sistemas sensores com a mesma resolução espacial, mas com diferentes concepções de imageamento: o sistema RBV, com imageamento instantâneo de toda a cena e o sistema MSS, com imageamento do terreno por varredura de linhas (line-scanner).

Ambos os sistemas propunham-se à aquisição de dados multespectrais, mas o desempenho do sistema MSS, em termos de fidelidade radiométrica, fez com que o 3º satélite da série tivesse seu sistema RBV modificado, de modo a prover dados com melhor resolução espacial em uma única faixa do espectro. Por outro lado, foi acrescentada uma faixa espectral ao sistema MSS, para operar na região do infravermelho termal.

A partir do Landsat 4 e 5, ao invés do sensor RBV, a carga útil do satélite passou a contar com o sensor TM (Thematic Mapper), operando em 7 faixas espectrais. Esse sensor conceitualmente é semelhante ao MSS pois é um sistema de varredura de linhas (linescanner). Incorpora, entretanto, uma série de aperfeiçoamentos, quer nos seus componentes ópticos, quer nos seus componentes eletrônicos.

TM (Thematic Mapper): é um sistema avançado de varredura multiespectral concebido para proporcionar: resolução espacial mais fina, melhor discriminação espectral entre bjetos da superfície terrestre, maior fidelidade geométrica e melhor precisão radiométrica em relação ao sensor MSS.

A energia proveniente da cena atinge o espelho de varredura que oscila perpendicularmente à direção de deslocamento do satélite em sentido leste-oeste e oeste-leste. O sinal atravessa um telescópio e um conjunto de espelhos, cuja função principal é corrigir o sinal coletado pelo espelho de varredura. Dessa maneira, o sinal detectado em cada matriz de detectores de cada canal é transferido para um amplificador e convertido em sinal digital através de um sistema A/D (analógico/digital). A saída de dados é, então transmitida via telemetria.

Normalmente, recomendamos as seguintes combinações para imagens coloridas:

Bandas 1, 2 e 3: imagens em "cor natural", com boa penetração na água, realçando as correntes, a turbidez e os sedimentos. A vegetação aparece em tonalidades esverdeadas.

Bandas 2, 3 e 4: define melhor os limites entre o solo e a água, ainda mantendo algum detalhe em águas pouco profundas, e mostrando as diferenças na vegetação que aparece em tonalidades de vermelho.

Bandas 3, 4 e 5: mostra mais claramente os limites entre o solo e a água, com a vegetação mais discriminada, aparecendo em tonalidades de verde e rosa.

Bandas 2, 4 e 7: mostra a vegetação em tons verdes e permite discriminar a umidade tanto na vegetação como no solo.

Cada pixel da imagem tem uma resolução espacial de 30 metros (isto é, representa um quadrado no solo de 30 metros de lado), com exceção da banda 6, que tem uma resolução espacial de 120 metros.

As Imagens LANDSAT da NASA, podem ser usadas como referência para corrigir outras imagens ou para construção dos mosaicos livres de custo.


Figura 1: Imagem colorida de Belém, obtida a partir das imagens Landsat TM-5, 2001, das bandas 3, 4 e 5, com as cores azul, vermelha e verde, respectivamente.
Fonte: http://landsat.gsfc.nasa.gov/

Como obter imagens de satélite – LANDSAT?

São 7 passos para você começar a obter imagens deste satélites. Indicaremos o endereço: http://glcf.umiacs.umd.edu/data, pois, são imagens excelentes e que podem ser utilizadas para corrigir (registrar ou georeferenciar) outras imagens, como por exemplo as imagens obtidas através do site do INPE, que são imagens de nível 2 de correção quanto que as do glcf de de nível 3 de correção geométrica.


Clique e baixe o tutorial!
http://www.4shared.com/office/yJseTttM/Baixar_Landsat.html

Baixe também Aplicações de imagem de satélite landsat 7!
http://www.4shared.com/office/NUqwZXIw/Aplicaes_Landsat_7.html

Referências
INPE - http://www.dpi.inpe.br/cursos
http://landsat.gsfc.nasa.gov/graphics/2012timeline_lg.jpg
às 09:59
Reações:     
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Representações Cartográficas
Globo - representação esférica, em escala pequena, dos apectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade ilustrativa.

Mapa - representação plana, em escala pequena, delimitada por acidentes naturais ou políticos-administrativos, destinada a fins temáticos e culturais.

Cartas - representação plana, em escala média ou grande, com desdobramento em folhas articuladas sistematicamente, com limites de folhas constituídos por linhas convencionais, destinada a avaliação de distância e posições detalahadas.

Planta - tipo particular de carta, com área muito limitada e escala grande, com número de detalhes consequentemente maior.

Mosaiso - conjunto de fotos de determinada área, montadas técnica e artisticamente, como se o todo formasse uma só fotografia. Classifica-se como controlado, obtido apartir de fotografia aéreas submetidas a processos em que a imagem resultante corresponde à imagem tonada na foto, não controlado, preparado com o ajuste de detalhes de fotografia adjacentes, sem controle de termo ou correção de fotografia, sem preocupação com a precisão, ou ainda semicontrolado, montado combinando-se as duas características descritas.

Fotocarta - Mosaico controlado, com tratamento cartográfico.

Ortofotocarta - fotografia resultante da transformação de uma foto original, que é um perspectiva central do terreno, em uma projeção ortogonal sobre um plano.

Ortofotomapa - conjunto de várias ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.

Fotoíndice - montagem por superposição das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a primeira imagem cartográfica da região. É o insumo necessário para controle de qualidade de aerolevantamentos utilizados na produção de cartas de métedo fotogramétrico.

Carta Imagem - imagem referênciada a apartir de pontos identificáveis com coordenadas conhecidas, superposta por reticulado da projeção

Revista Geografia, Conhecimento Prático, n 23, p 54. ed. Escala
FOSSGIS BRASIL
FOSSGIS BRASIL
Revista sobre tecnologia livre e Geoprocessamento CLIQUE E BAIXE

Quem sou eu
Minha foto

Leonardo Sousa dos Santos
    Belém, Pará, Brazil
    Graduado em Gestão de Sistema de Segurança (UNAMA. Especialista em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (IESAN), Técnico em Geodésia e Cartografia (IFPA) e Licenciado em Geografia (IFPA). Cursando Mestrado em Ciências Ambiental (UEPA) e Especialização em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (IBPEX). Atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia temática, geoprocessamento, tutoriais, prevenção de incêndio e Sistemas geográficos de Informações.

Visualizar meu perfil completo
Visitantes

Arquivo do blog

    ▼  2012 (13)
        ►  Julho (2)
        ►  Junho (2)
        ▼  Maio (4)
            Digitalização e Registro de Carta Topográfica no S...
            Onde obter dados de MNT – Modelos Numéricos de Ter...
            Como obter imagens de satélite – LANDSAT ?
         


"Deus dos pais e senhor de misericórdia, tudo criaste com tua palavra. Com tua sabedoria formaste os homens para dominar as criaturas que fizeste, para governar o mundo com santidade e justiça e exercer o jugamento com retidão de alma. Concede-me a sabedoria, que está entronizada ao teu lado, e não me excluas do número de teus filhos" Sb 9, 1-4



A carta
É uma representação dos aspectos naturais e artificiais da terra, destinada a fins práticos de atividades humanas, permitindo a avaliação de distâncias, direções e a localização plena, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da terra, subdivididas em folhas (cartas) sistemáticas obedecendo a um plano.
O Mapa
É uma representação gráfica em geral numa superfície plana e em determinada escala, com representação de acidentes físicos e culturais da superfície da terra.
O que é a cartografia
“Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas,baseado nos resultados de observação direta ou de análise de documentação, com vista à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de expressão, bem como sua utilização,(DUARTE, 2002).”“A arte ou técnica de fazer mapa é conhecida como cartografia – palavra que vem de carta, sinônimo de mapa (VERSENTINI,1999)”“Cartografia é a ciência que trata da confecção de cartas de todos os tipos, abrangendo todas as frases de trabalho, desde o levantamento até a impressão, (ONU, 1949).”
O conhecimento Cartográfico
Segundo, Cortesão, 1960 e Duarte, 2002, é uma condição da qual o homem nunca poderá fugir, pois, é uma paixão avassaladora e salutar de conhecer a sua própria história. Essa história é contada de forma agradável através do estudo, da seqüência de cartas antigas em que os antepassados registram, com maior ou menor fantasia ou realidade, as suas concepções e conhecimento geográficos.


O que significa ler um mapa

    Ler mapas significa dominar o sistema de linguagem cartográfica. Não é apenas localizar um elemento cartográfico ou qualquer fenômeno. Os mapas representam partes ou todo o mundo. Com eles podemos enxergar aspectos do mundo que não conseguiríamos ver pela nossa experiência direta.

    Segundo Almeida (1991), ler um mapa não é apenas localizar um rio, uma cidade, estrada ou qualquer outro fenômeno.

    É um processo que começa com a decodificação que envolve algumas etapas metodológicas as quais devem ser respeitadas para que a leitura seja eficaz, ALMEIDA e PASSINI (1991).

    São várias a formas metodológicas empregadas para o começo da decodificação dos mapas. Contudo, estabelecemos um processo com quatro momentos que servirão de base para uma interpretação, compreensão e leitura eficazes dos mapas.

Minha lista de blogs

    Sadeck - Geotecnologias
    ONU faz previsão para 5 a 10 anos sobre Geotecnologias
    4 semanas atrás

Powered By Blogger

Contador de Visitas Gratis
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário